...

...

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Pretzel

Há um tempo atrás eu surtei que queria aprender a fazer Pretzels iguais aos do Shopping (Mr. Pretzels). Fucei a internet como louco e fiz duzentos mil testes. Acertei com a ajuda da minha sogrinha! Ficou igual! Uma delicia!

Ingredientes

  • 1 tablete de fermento biológico (15 g)
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) de água morna
  • 5 xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente)
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 100 g de manteiga sem sal derretida
  • 50 g de bicarbonato de sódio
  • açúcar e canela para cobertura

Modo de Preparo

Numa tigela, derreta o fermento no açúcar. Junte 1/2 xícara (chá) de água morna e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo. Misture bem e deixe descansar tampado, por 10 minutos para fermentar. Vai ficar tipo um caldo ralo, não se assuste é isso mesmo.
Depois, adicione o restante da água morna e a farinha, aos poucos, misturando com uma das mãos (lavadas, heim, porquinho!). Pouco antes de dar o ponto, coloque a massa em uma superfície lisa e enfarinhada, e sove a massa por cerca de 5 minutos, até ela ficar lisa e não grudar mais nas mãos (se necessário, adicione mais um pouco de farinha de trigo, tomando cuidado para ela não ficar seca).
Coloque a massa em uma tigela levemente untada e leve para crescer por 50 minutos, (eu deixei uma hora, enquanto fritava os Donuts da outra receita) coberta com um pano (e, de preferência, dentro do forno).
Em seguida, coloque a massa em na superfície levemente enfarinhada. Abra com os dedos, formando um retângulo de 1 cm de espessura e corte tiras com cerca de 2 cm de largura. Enrole as tiras, no formato de cordões não muito finos e modele-os no formato de pretzel. Olha as fotso do Mr. Pretzel.
Encha uma tigela com 1 L de água e nela, dilua o bicarbonato. Mergulhe rapidamente os pretzels crus nessa água e, depois, coloque-os em assadeira anti-aderente (ou, untada e enfarinhada). Esse aqui é um dos segredos do sucesso, se não fizer isso não fica crocante por fora.
Leve ao forno alto (230ºC), pré-aquecido, por cerca de 12 minutos, ou até eles ficarem dourados.(No meu caso de ontem ficou uns 18 minutos). Quando estiverem assados, pincele-os inteiramente com a manteiga derretida e, em seguida, passe-os numa mistura de canela e açúcar. Sirva morno de preferência.

Dicas

Para que o pretzel fique macio por dentro e crocante por fora, é essencial que seja banhado na água com bicarbonato.
Caso utilize o forno elétrico (mais eficiente que o a gás), nos primeiros 10 minutos, deixe a grelha no centro; depois, coloque a grelha bem próxima a resistência superior, assim os pretzel ficaram mais dourados em menor tempo, favorecendo o grau de maciez.
A massa do pretzel é básica e neutra, portanto pode-se utilizar outras coberturas, como a versão salgada de queijo parmesão ralado (o uso da manteiga é indispensável). Da uma olhada nos sabores do Mr. Pretzel (http://www.mrpretzels.com.br/)
Seguindo direitinho a receita, os pretzels ficam iguais aos vendidos nos shoppings (para uma melhor idéia do formato, aconselho que observem como eles fazem nesses shoppings)