...

...

sábado, 7 de setembro de 2013

Bolo brevidade

Pessoal, hoje pela manhã meu filho e minha mãe queriam muito algo gostosinho e diferente...
fui para cozinha e testei esta receita DIVINA que era de minha avó!!!

Ingredientes:

15 colheres (sopa) de amido de milho
10 colheres (edeira por 3 minsopa) de açúcar
5 ovos
1 colher (café) de fermento em pó

Modo de fazer:

bata tudo na batedeira por aproximadamente 3 minutos, despeje numa assadeira untada e enfarinhada e asse por aproximadamente 25 minutos.


É TUDO DE BOM!!!


sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Mousse de maracujá

Marias e Alices de todo o mundo, essa é com certeza a receita mais fácil de sobremesa que eu conheço e uma das mais saborosas, qualquer criança é capaz de fazer uma mousse de maracujá. Então vamos lá....

Ingredientes:

2 latas de leite condensado
2 latas de creme de leite
600 ml de suco de maracujá concentrado
2 maracujas fruta (opcional)

Modo de fazer:

Coloque no liquidificador o leite condensado, o creme de leite e o suco de maracuja, bata por aproximadamente 4 minutos. despeje num recipiente e coloque na geladeira, antes de servir coe os maracujás com açucar e faça uma calda para jogar por cima.

TODOS ADORAMMMMMMMMM ESSA MARAVILHA, AINDA MAIS NOS DIAS QUENTES!!!

Arroz branco tradicional







Esta é a receita de como fazer arroz branco tradicional, do arroz com feijão de todos os dias. Está cheia de dicas para você incrementar e o passo a passo é para não errar de jeito nenhum!




  • 2 xícara(s) (chá) de arroz
  • 4 colher(es) (sopa) de óleo de soja
  • 2 dente(s) de alho picado(s)
  • 1/2 unidade(s) de cebola picada(s)
  • 4 xícara(s) (chá) de água fervente
Meça o arroz e escolha-o, retirando pequenos pedaços de breu que possam ter ficado do beneficiamento, alguns grãos, ainda com casca e outros elementos estranhos ao produto (as boas marcas, praticamente dispensam este processo). 

Em seguida, coloque o arroz numa bacia ou num lava-arroz, que pode ser encontrado em qualquer supermercado, a preços acessíveis e que facilita a lavagem. Lave o arroz várias vezes, escorrendo-o e colocando mais água, esfregando-o, com as mãos, até que a água saia transparente, sem resquícios do amido do arroz (é o que deixa a água leitosa). Deixe secar, antes de prepará-lo. 

Leve uma panela ao fogo e deixe-a aquecer. Junte o óleo. Despeje a cebola e o alho. Deixe fritarem até que a cebola esteja transparente e o alho dourado. Junte o arroz ao refogado e refogue-o, até que esteja seco - vai sentir, pois os grãos se soltam e, ao mexer, percebe isso, até mesmo pelo som que faz o arroz ao ser mexido na panela. 

Junte a água fervente. Deixe levantar fervura novamente e coloque sal. Tampe a panela, mas não totalmente, pois a água vai transbordar e sujar o fogão. Deixe uma abertura de um dos lados (algumas panelas dispõem de um dispositivo na tampa, que permite a saída do vapor e nesse caso, você pode fechar a tampa sem medo). 

Deixe ferver até que seque. Quando o arroz está seco, faz alguns furinhos na superfície. Em todo caso, com um garfo, puxe os grãos de um lado para ver se a água do fundo secou mesmo. Tampe a panela e deixe descansar por uns 10 minutos com a tampa fechada, antes de servir.
Dicas
1 - Substitua o óleo por manteiga, banha de porco ou de galinha para variar o sabor. 

2 - Quando estiver quase seco, junte salsa ou coentro e deixe acabar de cozinhar. 

3 - Para garantir um arroz soltinho, ainda na panela, revire-o todo com um garfo (atenção, não serve colher). 

4 - Experimente o arroz de alho: amasse em um pilão ou com auxílio do martelo de carne, uns 3 dentes de alho e refogue-o com a cebola. 

5 - Acrescente 1 colher de sopa de massa de tomate ou meia xícara de chá de purê de tomate (desconte ¼ de xícara da água a ser colocada) para deixar o arroz avermelhado. 

6 - Em algumas regiões, o vermelho do arroz é conseguido com uma colher de sopa rasa colorífico (também conhecido por colorau). 

7 - Se gostar do arroz mais duro ou mais papa, diminua ou aumente a quantidade de água. 

8 - Acrescente um ou dois cubos de caldo de galinha, mas, nesse caso, prove antes de colocar o sal, provavelmente, nem seja necessário. 

9 - Junte uma colher de chá de açafrão e o arroz ficará com um sabor diferente e amarelinho. 

10 - Se o arroz queimar, retire a parte superior, sem mexer no fundo e poderá aproveitá-lo, ainda, a menos que tenha queimado demais e o gosto de queimado tenha passado para a parte de cima. Se isso acontecer, ria muito. Não se preocupe, pois sempre haverá tempo para fazer outro e, confessamos, isso já nos aconteceu muitas vezes, assim como aos melhores cozinheiros do mundo

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Bolo de chocolate

Hummmmm quem não curte um bolinho de chocolate caseiro?!?!
Vamos lá que eu vou dar um receita bem simples de um bolo que eu faço faz anos e sempre é sucesso!!!

INGREDIENTES:

3 xícaras de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de margarina
4 ovos
1 copo de leite
3 colheres (sopa) de achocolatado em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó

MODO DE FAZER:

Separe as claras da gema e reserve as claras batidas em neve. coloque numa vasilha as gemas, açúcar e margarina e bata até fazer um creme claro e homogêneo. Adicione a farinha e vá adicionando aos poucos o leite com o achocolatado dissolvido, adicione o fermento e por fim as claras em neve.
Despeje numa assadeira untada e enfarinhada e coloque para assar por volta de 30 min. em fogo médio.

faça um brigadeiro mole e despeje por cima do bolo. ( 1 lata de leite condensado, 2 colheres (sopa) de achocolatado e 1 colher (sobremesa) de margarina. leve ao fogo brando por volta de 10 minutos.

acabei de fazer e o cheiro é tudo de bom.... vou servir as crianças!!


REFOGAR

Técnicas básicas de culinária.

Eu sei que muitas pessoas, muitas mesmo, desistem de fazer algumas receitas quando se deparam com "Refogue o alho e a cebola..." logo na primeira parte do modo de preparo... Pois é Marias e Alices, ninguém nasce sabendo e perguntar não é vergonha.

Refogar nada mais é do que fritar os alimentos em pouca gordura fervente (cada receita tem um refogado diferente). Essa gordura pode ser qualquer uma, mas, as mais comuns são: óleo, azeite e manteiga.

Nessa técnica o alimento cozinha em pouca gordura, em temperatura alta, e é mexido durante todo o tempo. Basicamente isso, sem mistérios.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Limpeza pós festa

Marias & Alices hoje vem com duas super dicas para quem deu uma festa e ficou com aquele brigadeiro no tapete e aquela macha de refrigerante.. Um saco!!! Mas, não precisa deixar de dar aquela mega festa por conta disso e nem precisa cortar o brigadeiro da sua lista.


Para tirar brigadeiro do tapete
Retirar o excesso e depois passar creme de barbear, deixar um tempo e passar a esponja.

Para eliminar refrigerante do tapete
Passar uma mistura de duas colheres de água e duas colheres de vinagre branco,  esfregar com a esponja.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Ervas, Especiarias e Condimentos de A a Z

ERVAS, ESPECIARIAS E CONDIMENTOS SÃO INGREDIENTES QUE SERVEM PARA ENRIQUECER AS RECEITAS, ACRESCENTANDO A ELAS SABOR E AROMA, REALÇANDO E VALORIZANDO O INGREDIENTE PRINCIPAL. SERVEM TAMBÉM COMO ELEMENTO DE DECORAÇÃO E ACABAMENTO.
                                                                                A maioria das especiarias é encontrada em forma de pó, como a pimenta-do-reino, noz-moscada e cominho. Quando utilizadas em forma de grão ou em pedaços, devem ser retiradas da preparação antes de servir.
As ervas aromáticas podem ser encontradas frescas ou secas, dependendo da época do ano. Se utilizar ervas secas, lembre-se que os sabores e aromas são mais concentrados e, portanto, reduza um pouco a quantidade.

Evite comprar ervas secas e especiarias em embalagens muito grandes. Compre sempre o necessário para algumas receitas, pois com o passar do tempo o aroma e o sabor tendem a diminuir.

                                                                                                                                                                 
AÇAFRÃO:  de sabor e aroma delicado dá uma coloração amarela à receita e pode ser usado para dar cor a massas em geral. É utilizado em algumas receitas com frutos do mar, aves, risotos e na tradicional paella.
AÇAFRÃO NACIONAL: A cúrcuma é uma raiz de coloração amarela que, transformada em pó, é utilizada em substituição ao açafrão. Em termos de sabor e aroma, não tem semelhança. Tem em comum a capacidade de dar coloração amarela á receita. A cúrcuma é a base para o preparo de curries e de alguns pratos da culinária asiática.


AIPO: suas folhas são extremamente aromáticas e são utilizadas em saladas, molhos e caldos. As sementes são adicionadas a picles e conservas em geral.







ALCAPARRA : É uma flor colhida ainda em botão e conservada, geralmente em vidros, numa mistura de vinagre e sal. De sabor marcante e característico, enriquece molhos, saladas, peixes e carnes. Combina com molhos á base de manteiga, molhos com tomates e maionese.


 ALECRIM : Erva aromática com odor agradável e forte. Muito utilizado na região do mediterrâneo, é ingrediente indispensável em assados á base de carne, peixes, pães e massas. Faz um casamento perfeito com  azeite de oliva e alho.

ALFAVACA:  pode ser utilizada em diversas receitas à base de carnes vermelhas e aves. Combina também com molhos a base de tomates e manteiga de ervas.



ALHO :  o alho é um dos ingredientes mais importantes  na culinária. utilizado em quase todas as culturas gastronômicas, acrescenta sabor e aroma marcantes a muitos pratos tradicionais. Salvo se indica em grandes quantidades na receita, deve ser utilizado com cuidado, pois pode sobrepor-se ao sabor dos ingredientes principais da receita, dominando o sabor final da preparação. Quando refogar (em outro post ensinarei a refogar) o alho, evite dourar em excesso, pois isso fará com que a receita fique indigesta e com um sabor levemente amargo.


ALHO-PORÓ: da mesma família da cebola, com bulbo branco e folhas verdes e longas. A parte branca é utilizada em refogadas, como recheios de tortas e quiches, com massas e em diversos molhos. A parte verde é indicada para aromatizar caldos, sopas e ensopados.







AZEITONA :  este é um dos ingredientes importantes a culinária do mediterrâneo. utilizado como antepasto, no preparo de molhos e como decoração. Indispensável em algumas pizzas, nas empadinhas e em recheios para pastel.





CANELA: É a casca de uma árvore e pode ser usada aos pedaços (canela em pau) ou moída (canela em pó). Em pau emprega-se em doces de massa ou em calda e em sobremesas caseiras, como os doces brasileiros de abóboras, coco e outros. Em pó pode ser salpicada em doces, em bananas, nos mingaus e em outras receitas. A culinária do Oriente Médio utiliza a canela como um de seus principais temperos, inclusive em pratos salgados.



CARIL:  o caril tem sabor exótico e é geralmente conhecido como curry. Compõe-se de uma mistura de várias especiarias. A base de cúrcuma. existem misturas que contêm até 16 diferentes especiarias e ervas. É o tempero básico de pratos indianos. Normalmente utilizados em ensopados de frango ou de pescados.



CEBOLA: Ingrediente indispensável na culinária. A cebola é a base da maioria dos refogados e entra na preparação de milhares de receitas. Pode ser utilizada das mais variadas formas: crua, refogada, assada, frita ou cozida. Combina com praticamente tudo.

CEBOLINHA-VERDE: A cebolinha-verde (cebola de cheiro) é da mesma família da cebola comum. Seu sabor é delicado e agradável. Pode ser usada como tempero para diversas receitas. Bastante utilizada na culinária típica brasileira, faz um bom par com a salsinha ou com o coentro.



CHEIRO-VERDE: É uma mistura de cebolinha-verde com salsa. Fresco ou desidratado, esse tempero é indicado para dar sabor e aroma aos refogados, aos ensopados e aos assados em geral.

COENTRO: as folhas do coentro são aromáticas e podem ser empregadas para tempero de peixes e moquecas.


 COGUMELOS: segundo os franceses, os cogumelos trazem para mesa o aroma do bosque. Atualmente encontramos várias qualidades de cogumelos, como o Paris, os shitake, os shimeji e os caetetuba. cogumelos frescos devem ser limpos com um pano em vez de lavados. encontram-se também os cogumelos secos ou desidratados, que possuem um sabor forte e marcante. devem ser reidratados antes de serem utilizados nas receitas.

COLORAU: O colorau, também conhecido como colorífico, é extraído do pimentão vermelho ou das sementes de urucuzeiro, árvore nativa brasileira. Emprega-se para dar coloração vermelho-alaranjada a arroz, patês, molhos, aves e carnes de todos os tipos, na tradicional moqueca capixaba e em outras receitas.
COMINHO: É uma semente pequena e alongada.  Pode ser utilizada em grãos, para polvilhar sobre pães salgados, ou em pó, como tempero de carnes de panela ou de assados. É um tempero básico da culinária nordestina. Por apresentar sabor forte, deve ser usado moderadamente, pois tende a dominar o sabor da receita.


CRAVO-DA-ÍNDIA: tem a forma de um pequeno botão de flor e aroma forte e picante. Utiliza-se inteiro em doces de frutas, sejam em calda ou em pasta. É empregado também também em bebidas como quentão e vinho quente à brasileira. Em pó (pequena quantidade), serve para temperar carnes, ensopados e receitas de bolos, tortas e pães.


DILL: uma saborosa e aromática erva, de sabor levemente anisado e parecido com o das folhas de erva-doce. Bastante empregado em receitas com peixes, nos molhos com iogurte e em algumas receitas com legumes.

ERVA-DOCE: Suas sementes são usadas em pães, bolos, biscoitos e tortas.

ESTRAGÃO: erva de folhas longas e finas, bastante aromática, utilizada largamente na culinária francesa. Alguns bons vinagres são aromatizados ao estragão. O molho Bernaise, um clássico, lea em sua composição essa saborosa e perfumada erva.

GENGIBRE: a raiz do gengibre tem sabor picante e aroma muito acentuado. No norte do Brasil, ela é usada para temperar alguns pratos típicos, como a moqueca de peixe e o tradicional quentão. Na culinária oriental, é um dos ingredientes de base. Indispensável como acompanhamento para sushis e sashimis. Em pó, pode ser utilizado como aromatizante para biscoitos, bolos e tortas.



GERGELIM: as sementes de gergelim são usadas ao natural ou torradas. Ao natural, são polvilhadas sobre massas de pães, tortas e biscoitos. Torradas, são mais apropriadas para polvilhamento de massas com calda de mal à chinesa, doces árabes e alguns pratos da culinária oriental.

HORTELÃ: a hortelã fresca é muito utilizada na culinária árabe. Outro clássico é a geleia de hortelã, que acompanha receitas de carneiro e cordeiro.




Marias e Alices de plantão, este post é enorme e eu to cheia de afazeres em casa, eu prometo tentar terminá-lo até amanha (dia 5 de setembro de 2013). e começaremos nossas receitas de verdade... caso queiram algo em especial alguma receita, dica culinária ou domestica deixem um recadinho e eu respondo assim que ler! beijinhos e beijocas
Marias & Alices

Equipando a sua cozinha

Escolha dos utensílios


Equipamentos e utensílios de copa e cozinha são muito importantes no preparo e serviço de alimentos. Portanto, quanto mais bem equipada a sua cozinha, mais chances você terá de conseguir bons resultados no preparo de suas receitas. Além do aspecto prático e técnico, bons equipamentos são mais duráveis e proporcionam economia a longo prazo. Adquira somente o indispensável, pois além da economia de dinheiro, você economiza espaço nos armários e prateleiras.

Facilitando a sua vida preparamos uma lista básica do que é necessário para a cozinha de quem ama cozinhar.

Lista básica de utensílios:

A quantidade e o tamanho dos utensílios devem ser avaliados tendo em conta o número de pessoas que normalmente são servidas às refeições. Bem como se deve levar em conta a capacidade do fogão e do forno e também o espaço disponível para guardar esses objetos.
Salvo os caso de famílias pequenas ou de pessoas que moram sozinhas, de maneira geral é melhor escolher panelas de tamanhos médios e superiores, pois os utensílios pequenos são de pouca utilidade, e, evidentemente, pequenas quantidades podem ser preparadas em recipientes maiores.

PANELAS

* 2 panelas pequenas (1 litro)
* 2 panelas de tamanho médio (2 a 4 litros)
* 1 panela grande (6 a 8 litros)
* 1 caldeirão de tamanho médio (8 litros)
* 1 frigideira antiaderente pequena (15cm)
* 1 frigideira antiaderente grande (25cm)
* 1 frigideira de ferro ou inox (25cm)
* 2 caçarolas de tamanho médio (2 a 4 litros)
* 1 caneca para ferver leite e água
* 1 chaleira
* 1 panela de pressão

ASSADEIRAS E FORMAS

* Assadeiras retangulares, em 3 tamanhos
* Assadeiras redondas, em tamanhos
* Forma redonda com aro removível, para tortas, em 2 tamanhos
* Forma para bolos ( 2 unidades)
* Forma para pudins (com furo no meio)
* Forminhas individuais para pudim
* Forminhas individuais para empadas
* Forma rasa, para tortas, de vidro refratário
* Travessa de vidro refratário, em 3 tamanhos

DIVERSOS

* Escorredor para macarrão
* Peneiras de arame ou plástico, em 2 tamanhos
* Conjunto de tigelas de plástico ou inox (bowl)
* Conjunto de potes plásticos para geladeira
* Conjunto de potes ou latas para mantimentos com 5 tamanhos
* Peneira para lavar arroz
* Pilão e socador
* Espremedor de alho
* Espremedor de limão
* Espremedor de batatas
* Ralador de queijo e coco
* Descaroçador de azeitonas
* Cortador de ovos cozidos
* Funil
* Pincel para dourar massas
* Coadores, em 2 tamanhos
* Rolo para abrir massas
* Tábua para cortar pão, legumes e carnes
* Conjunto de concha, escumadeira, espátula e garfo longo
* Pinça long para assados
* Espátulas para raspar tigelas, panelas ( pão-duro).
* Batedores de arames (fouet).
* Tesoura para trinchar aves
* Tesoura para uso exclusivo da cozinha
* Abridor de latas
* Escorredor de pratos
* Espátulas e colheres de silicone para mexer panelas.
* Luvas térmicas

FACAS

* Conjunto de facas com 3 tamanhos
* Faca para desossar
* Faca para legumes
* Faca serrilhada para pão

MEDIDORES

* Conjunto de medidas em xícara
* Conjunto d e medidas em colheres
* Jarra de vidro ou plástico com graduação
* Copo medidor de plástico
* Balança para cozinha

LOUÇAS, TALHERES E COPOS

* Pratos de pão
* Pratos de mesa
* Pratos fundos para sopas e massas
* Pratos para sobremesa
* Xícaras de chá
* Xícaras de café
* Xícaras para consomê (opcional)
* Tigelas individuais para sobremesa
* Taças para sorvetes e mousses
* Garfos de mesa, peixe e sobremesa
* Colheres de sopa e de sobremesa
* Facas de mesa e de sobremesa
* Colheres para chá
* Colheres para café
* Talheres para serviço em geral
* Sopeira
* Saladeiras
* Molheiras
* Açucareiro
* Manteigueira
* Galheteiro
* Saleiro e paliteiro
* Compoteiras e fruteiras
* Travessas para servir
* Conjunto de bules para leite, chá e café
* Suportes de travessas ( inox, madeira, cortiça etc.)
* Garrafa térmica
* Cestas para pão
* Jogo de copos para água, vinho tinto, vinho branco e outros tipos de bebidas
* Jarras para água

ELETRODOMÉSTICOS

* Geladeira
* Batedeira
* Liquidificador
* Torradeira
* Espremedor de frutas
* Freezer
* Multiprocessador
* Cafeteira
* Microondas


Agora você tem todo o necessário para cozinhar qualquer tipo de alimento.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Lista do que é necessário em casa

Montar e mobiliar a própria casa é uma delícia, dá uma sensação de liberdade, e nos sentimos como "agora Vai ser do meu jeito!". Mas, na empolgação muita gente acaba gastando muito com itens que não fazem a menor diferença e no final das contas bate um arrependimento... "se tivesse feito com mais calma.." então fizemos uma lista básica do que você realmente precisa para começar a vida.

(recém-casados, morar sozinha, morar junto antes de casar, cada um e a sua necessidade, aqui é o necessário para duas pessoas).

Como estamos do começo você vai precisar...

COZINHA:

*Fogão
*Geladeira
*Microondas
*cafeteira (se gostar de café)
*liquidificador
*armários para guardar comidas, panelas e afins
*potes plásticos com tampa de vários tamanhos
*mesa e banquetas
*conjunto de copos, pratos e talheres (precisa ter jantar, sobremesa, café)
* conjunto de panelas
*panos de prato
*luva térmica
*espátulas de silicone (para mexer panelas)
*abridor de lata
*pegador de macarrão

isso é o necessário, o mais importante....

SALA

A  sala é muito pessoal e o menos necessário, o ideal é colocar um sofá cama, caso você não tenha quarto de hóspedes, otimiza seu espaço e facilita a sua vida quando estiver com visitas.

BANHEIRO

*toalhas de banho e rosto (no mínimo 2 de cada)
*tapete de banheiro
*armário e espelho caso só haja pia
*utensílios para acomodar sabonete, pasta e escova de dentes

QUARTO

*Cama de casal
*colchão
* 4 travesseiros
* 2 jogos de lençóis
* 2 edredons

isso é o básico do básico.

ÁREA DE SERVIÇO:

querendo ou não chegou a hora de cuidar da própria roupa e casa...

*tanque
*máquina de lavar roupa
*tábua de passar
*ferro de passar roupa
*armário para guardar produtos de limpeza
*pano de chão
*vassouras
*rodo
*pá de lixo
*cesta de lixo
*balde

POIS É.... ATÉ COM O BÁSICO DO BÁSICO A CONTA FICA CARA... ENTÃO VAI JUNTANDO UMA BOA GRANA E DIVIRTA-SE !!!!