...

...

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

3 técnicas de tie dye e dip dye!!!

     Meninas..... inspirada com as cores eu trouxe 3 técnicas Molezinha de fazer de TIE-DYE... DIY!!!!!        Verão combina com cores, blusas sem mangas e frescor, certo? A técnica que promete virar febre no verão nada mais é do que um degradê colorido, que você pode fazer em shortinhos, calças, saias, vestidos caso não encontre peças prontas que lhe agradem. Nesse tutorial foi usado spray neon para tecido, que também pode ser substituído por tinta de tecido dissolvida em um pouco de água quente, ou então aqueles pós próprios para roupa. Vamos lá:

Dica 1


Blusinha bege básica antes da customização.


Separe uma tela de borracha (ou renda de tecido), tesoura, spray e papel.


Corte a tela de borracha em tiras de mais ou menos 4 dedos de largura.


Disponha as tiras sobre a blusa, com a distância que desejar entre elas. Use sua criatividade e gosto pessoal.


Cubra com papel as áreas que por enquanto não desejas pintar.


Aplique a tinta sobre a telinha.


Retire a telinha e o papel.


Pinte “linhas” de outras cores nas áreas que ainda estavam sem tinta.


Aí está a blusa com as três cores.


Você pode aplicar tachas ou pedrarias, caso desejar.

E pronto!
_________________________________________________________________________________

Dica 2


Você vai precisar de: 1 camiseta branca de malha de algodão, 1 rolo de barbante, 1 tubo de corante, 1 vasilha de vidro, 1 colher de madeira, 1 tubo de fixador de cor.


Primeiro passo: enrole a camiseta a partir do centro, em espiral, formando um ninho. Passe o barbante por baixo e faça um nó inicial.


Segundo passo: dê várias voltas para prender a camiseta, de maneira bem forte.


Terceiro passo: ferva 1 litro de água e acrescente uma colher (sopa) de sal grosso. Dilua uma pequena quantidade de corante da cor desejada seguindo as instruções da embalagem. Molhe a camiseta (com água, apenas) e depois a mergulhe nesta mistura de cor. Mexa somente com colher de madeira – a de ferro altera a coloração. Deixe por 20 minutos.


Quarto passo: lave em água corrente para tirar o excesso de tingimento. Em um balde, misture um tubo de fixador de cor em 1 litro de água. Mergulhe a camiseta amarrada e deixe por 20 minutos. Enxágue em água corrente e corte o barbante. Seque à sombra!


Pronto! A camiseta já está pronta! "Depois de 72 horas, o efeito e a cor estabilizam. Um desenho nunca fica igual ao outro", comenta o professor Marco Andreoni, da Escola Panamericana de Artes. 
Dica: Lave separadamente, pois a peça tende a soltar tinta e pode manchar outras roupas.
_________________________________________________________________________________

Dica 3


Exemplo de blusa tingida com a técnica de Dip Dye.

Para começar, a lista de materiais:


A blusa precisa ser de algodão para utilizar o corante de tecido comum. Para sanar sua dúvida, utilize a etiqueta de composição dentro da blusa para checagem da composição. Se houver poliéster, o corante deverá ser o próprio para fibras sintéticas.

Aproveite para dar aquele upgrade na sua blusa velhinha.


#1- O primeiro passo é molhar a blusa.
#2- Dissolva meio tubo de corante em um litro de água fervente. Use materiais que serão descartados ou utilizados posteriormente para o mesmo fim. Evite usar uma panela em que sua mãe pretenda cozinhar no dia seguinte!


#3- Mergulhe metade da blusa na água com corante que está na panela. Segure por alguns segundos.
#4- A metade que não será tingida deverá ficar mergulhada em um pirex com água limpa que estará atrás da panela. Use os hashis para apoiar a blusa na panela, evitando o contato com o metal. Para que o degradé fique perfeito, a cada dez minutos retire uma parte da blusa que estava mergulhada e vá fazendo assim, até que uma pequena parte ao final do tingimento esteja mergulhada. Isso faz com que a cor vá fixando cada vez mais na extremidade, dando o efeito degradé desejado.


#5- São pelo menos 40 minutos de fervura. Isso significa que por três vezes você deverá tirar uma pequena porção.
#6- Após os 40 minutos, retire a blusa com cuidado. Não se esqueça de desligar o fogo! Hahahahaha. Enxague até que a água comece a sair limpa.
#7- Deixe secar e tcharãn!! Uma nova blusa!!
Espero que gostem!!!!
super beijos
Maria Alice Monteiro