...

...

sábado, 25 de janeiro de 2014

Como tirar bolor ( mofo ) das roupas

             como-tirar-bolor-das-roupas-1.jpg

THINKSTOCK
As roupas que não são usadas com muita frequência, e acabam ficando guardadas durante muito tempo no guarda-roupa, podem adquirir mau cheiro e até bolor. Casacos pesados, vestidos de festa e adereços de inverno são as peças que mais sofrem, pois são usadas em pouquíssimas ocasiões.
Para evitar que a umidade estrague suas roupas, e aprender a reverter os danos provocados pelo bolor, confira algumas dicas fáceis para tirar mofo e se livrar dos maus odores.

Como prevenir

como-tirar-bolor-das-roupas-2.jpgTHINKSTOSCK
O excesso de umidade pode tornar o ambiente propicio à proliferação de fungos, que causam o mau cheiro e as manchas de mofo nas roupas. Para se livrar do problema, existem algumas dicas caseiras para tirar a umidade do armário e, consequentemente, preservar as peças.

Vinagre branco

Coloque um pouco de vinagre branco em um borrifador, e espalhe o líquido pelo guarda-roupa vazio. Depois, faça a limpeza com um pano seco, e deixe todas as portas e gavetas abertas para secar. Isso dificultará a proliferação dos fungos, acabando com o cheiro de guardado.

Cravo da índia e alfazema

Para retirar os maus odores e deixar as roupas livres de traças, espalhe pelo armário saquinhos contendo cravos da índia, ou ramos de alfazema. Essa técnica é uma alternativa à pedra de naftalina, que retira a umidade do ambiente, mas deixa um cheiro muito forte e desagradável.

Maizena e bicarbonato de sódio

Retire a umidade do móvel utilizando maizena, ou bicarbonato de sódio. Para colocar a técnica em prática, basta encher pequenos recipientes com as substâncias, e espalhar pelas áreas da casa que sofrem com o mofo e umidade. Quando o pó ficar úmido, é hora de ser descartado e substituído.

Como retirar o mofo

como-tirar-bolor-das-roupas-3.jpgTHINKSTOCK

Lavar com vinagre

As roupas manchadas pelo mofo devem ficar de molho no vinagre branco por, pelo menos, 20 minutos antes de serem lavadas. Para peças muito sujas, a dica é esfregar as manchas, delicadamente, com uma escovinha macia umedecida em vinagre. 
Para peças de couro emboloradas, use um pano macio com vinagre branco para remover a sujeira. Depois, finalize a limpeza com óleo de amêndoa, que lustra e hidrata o couro.

Dicas para tirar o mau cheiro

Se a roupa estiver apenas mal cheirosa, deixe-a de molho na água com canela, ou cravos da Índia por 20 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário