...

...

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

feijão preto simples

Muita gente ainda sente dificuldade na hora de fazer feijão, principalmente pela necessidade de usar a temida panela de pressão (que realmente não é fácil). Mas vamos desmistificar este preparo:


INGREDIENTES
  • - 500g de feijão
  • - 1,5l de água
  • - Sal a gosto
  • - Linguiça calabresa a gosto
  • - Bacon a gosto
  • - 01 cebola média
  • - 04 dentes de alho








Receita de Como Fazer Feijão
É sempre bom lembrar que embora não haja grandes alterações, essa receita de feijão segue uma regra geral. Dependendo do tipo e qualidade do grão um ou outro passo pode mudar, como por exemplo o tempo que vai demorar a cozinhar. Peça dicas a cozinheiras da sua família sobre qual marca/tipo de feijão da sua região rende um bom caldo.
Vamos lá:
1. Pegue o pacote de feijão (500g). Despeje sobre uma mesa e remova as pedrinhas e grãos irregulares, estranhos etc.
2. Lave bem por pelo menos 3 vezes. Ou seja: lave e escorra repetidamente. O mais correto é deixar o feijão de molho num recipiente com água (com algumas gotinhas de limão ou soro de iogurte) de um dia para o outro (deixar os grãos de molho garante um prato mais nutritivo e a redução de algumas substâncias que podem ser nocivas ao nosso organismo).
3. A panela de pressão mais comum é a de 4,5l. Acrescente 2 litros de água e o feijão. Tenha sempre atenção para não encher demais a panela. Deixe cozinhar de 30 a 40 minutos (após começar a chiar). Desligue o fogo. Abra a panela (antes retire a pressão – siga nossas dicas de como usar a panela de pressão, cuidado com acidentes) e confira se está bem cozido. Aí varia de gosto, se você prefere o grão mais ou menos durinho. Caso seja necessário, acrescente água e deixe cozinhar mais um pouco.
4. Caso vá congelar para consumir aos poucos, esta é a hora. Para preservar o sabor, só tempere o que for consumir.
Beleza, o feijão está cozido, agora faremos o caldo
Aqueça o azeite numa panela, acrescente a cebola e o alho (picadinhos) para reforgar. Acrescente o bacon e a linguiça cortados em pedaços ao seu gosto.
Agora é só juntar tudo ao feijão na panela. Misture suavemente e deixe cozinhar um pouco em fogo baixo na panela de pressão se tampa mesmo. O ponto de sal fica ao seu critério. Comece com uma colher de sopa rasa de sal. Uma ou duas folhinhas de louro também dão um toque especial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário