...

...

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Bolo de Noiva Pernambucano

Hoje o Blog Marias e Alices faz dois meses... já está rindo e em breve começa a engatinhar e quando menos esperarmos ele estará andando livre, leve e solto...
para comemorar trouxemos a melhor receita de bolo!!! beijos e muito obrigada a todos pelos 7.100 acessos!!! Fazemos cada post, cada receita, com muito Sazon... ops.. Muito amor.
Maria Alice Monteiro e colaboradores!
Você conhece esse bolo?
Eu não conhecia, até vê-lo em uma revista.
Não sosseguei enquanto não o fiz!
O intrigante dele era que não havia recheio!
Depois que experimentei eu entendi!
E juro: não me arrependi nem um pouquinho de fazê-lo!!!!

BOLO DE NOIVA
(1 bolo de 4kg) - eu fiz a metade da receita,
o que foi suficiente, pois como você pode ver na foto abaixo,
quase não coube na minha vasilha!
Mas a receita que coloco abaixo é a da revista.

Ingredientes:

500g de açúcar refinado
500g de manteiga sem sal
1/2 colher (sobremesa) de sal
9 ovos
500g de farinha de trigo com fermento
500ml de leite integral
400g de achocolatado
500g de ameixa seca sem caroço
500g de frutas cristalizadas
500g de uvas passas sem caroço macerada no vinho moscatel
(eu usei vinho do porto).


Comece com as uvas passas, deixando-as de molho no vinho por
48 horas, numa vasilha hermeticamente fechada.
A seguir prepare as ameixas, liquidificando elas com 500ml de água.
Acrescente 1 xícara de açúcar e leve ao fogo, deixando
ferver bem. Deixe esfriar, reservando.

Bata a manteiga com o açúcar e o sal até que fique esbranquiçada.
Adicione as gemas uma a uma, sempre batendo.
Acrescente metade do trigo e metade do leite e bata bem.
Coloque a outra metade dos dois e bata mais.
Coloque o achocolatado e bata.
Adicione o doce de ameixa, as frutas cristalizadas,
as passas e pelo menos 1 xícara do vinho das passas.
Misture muito bem.
Por fim, coloque as claras em neve delicadamente.

Unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha.
Forno pré-aquecido.
O tempo de assar vai depender da forma escolhida.
Quanto mais alta, mas tempo levará.
Eu percebi que estava bom quando o palito saiu quase seco.


Agora prepare-se para você saborear um bolo que é tudo de
bom e diferente! Fantástico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário