...

...

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Mau humor matinal: como acabar com ele

Ter um sono de qualidade e “avisar” ao organismo quando é hora de despertar são algumas dicas


Acordar cedo é um hábito saudável que traz muitos benefícios. Além de o dia se tornar mais longo e produtivo, é possível aproveitar um café da manhã, que é a refeição mais importante do dia, balanceado e completo, sem pressa ou estresse. Se você é do tipo que não desapega tão facilmente assim da cama pela manhã e não sente nenhuma disposição neste momento do dia, existem algumas dicas para inverter a situação.
Para acordar de bom humor, é necessário que o corpo descanse o suficiente para repor as energias gastas no dia anterior. “Mais importante do que a quantidade de horas dormidas é a qualidade do sono, que precisa passar por todos os estágios necessários para a recomposição do corpo e da mente”, afirma a Consultora do Sono da marca Duoflex, Renata Federighi.
Além disso, é preciso “avisar” ao organismo de que já é hora de despertar. Isso nos ajuda a espantar a preguiça e já entrar no pique do novo dia. Assim, é mais fácil encarar o ato de acordar como algo prazeroso ao invés de uma obrigação indesejada.

Acorde bem disposta

Renata lista as atitudes que podem ajudar a estimular o bem humor matinal:
  • Alongar-se ainda na cama é uma das  formas de despertar o corpo aos poucos (Thinkstock)
    Alongar-se ainda na cama é uma das formas de despertar o corpo aos poucos (Thinkstock)
    Antes de se levantar da cama, alongue o corpo sem pressa. Estique os músculos do pescoço, das pernas, dos braços e das costas. “Faça movimentos leves de massagem. Além de fazer bem para a autoestima, ajuda o indivíduo a acordar sem sustos”, afirma a consultora. “Entretanto, para fazer essa atividade com calma, a pessoa deve colocar o relógio para despertar uns dez minutos mais cedo. O tempo pode parecer curto, mas, com certeza, o humor agradece”, garante.
  • Os raios ultravioletas inibem a produção de melatonina, que é o hormônio responsável pela sonolência, e também nos ajudam a passar o dia com mais disposição. Quando ainda estiver um pouco sonolenta, abra a janela e se beneficie do sol.
  • “A postura correta ao dormir é imprescindível para um sono revigorante”, diz a profissional. Procure dormir de lado, que é a posição mais indicada pelos especialistas. O travesseiro deve estar em uma altura que se encaixe perfeitamente entre a cabeça e o colchão, formando um ângulo de 90 graus com o pescoço. Os joelhos devem permanecer semiflexionados, de preferência com um travesseiro fino entre eles.
  • Procure dormir ao menos oito horas por dia. Apesar de ser difícil de conseguir nos dias atuais, a medida é fundamental para que o organismo realize todas as funções necessárias durante o período noturno e obtenha o descanso necessário.
  • Tenha uma alimentação equilibrada, com horários regulares e alimentos saudáveis, ricos em fibras, frutas e com pouca gordura. Os alimentos influenciam diretamente no nosso humor e podem acabar com a nossa disposição – bem como melhorá-la. “Também é importante fazer as três refeições principais e, antes de dormir, fazer uma refeição leve”, complementa Renata.
  • Mantenha horários fixos para dormir e acordar. Isso colabora para que seu relógio biológico não seja afetado.
  • O sono depende também do ambiente adequado. Durma em locais bem ventilados e escuros. “Foi comprovado cientificamente que a luz prejudica os ciclos biológicos e a produção hormonal, já que, quando dormimos na claridade, as produções de cortisol e melatonina são interrompidas, dando uma sensação de cansaço pela manhã”, revela a especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário