...

...

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Chalá - Pão judaico

A Chalá חלה (plural Chalot חלות) é um pão trançado, que se produz em geral na sexta feira, para a celebração do Shabbat e dias santos, é também usada para consumo nas refeições de sexta feira à noite, o almoço de Shabbat e o Jantar, após a Havdaláh, quando se voltam a acender as velas nesse dia, e isto por não se poder cozinhar no dia de Shabbat.

Abaixo está a receita e os respectivos ingredientes necessários.

Ingredientes da Massa
8 copos de farinha de trigo,
2 pacotes de fermento de padeiro de 60g cada,...
1 ovo,
1/2 copo de óleo de girassol ou margarina de culinária,
1 colher (de chá) de sal,
1 copo de açúcar,
2 copos de água morna.

Preparação da Chalá
Dissolver o fermento em água morna, adicionar o açúcar, sal e a metade da farinha. Misturar bem e adicionar o ovo, o óleo ou margarina se preferir e o restante da farinha a pouco e pouco. (Antes da massa ficar espessa, pode-se misturar com a batedeira.)
Ponha a massa sobre uma superfície polvilhada de farinha e trabalhe a massa por uns 10 minutos. Só adicionar a farinha se necessário para trabalhar a massa para que não fique pegajosa. Deve trabalhar a massa até que ficar "elástica."

Por fim deve por a massa em uma bacia grande, untada com margarina. Vire-a para que a parte de cima também seja untada. Cubra com uma toalha húmida ou envolva uma bacia plástica com a chalá dentro, com um plástico atando as pontas. Deixe crescer em local abrigado por duas horas, sovando-a a cada 20 minutos.


Molde os dois pães conforme desejado, pode se fazer trança simples de três pedaços de massa, há a tradicional com 7 pedaços cada, e por fim, coloque-os em formas individuais, ou numa assadeira grande, bem separados um do outro. Deixe crescer até dobrar em tamanho. Pincele os lados de cima e laterais com ovo batido e espalhe sementes de papoila ou de gergelim. Por fim deixe assar por aproximadamente 30 minutos, ou até dourarem, na imagem acima à direita a minha Challah feita em Casa.